De acordo com pesquisa da ZipRecruiter, 93% das companhias afirmam que, durante os processos de Recrutamento e Seleção, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica dos candidatos. Isso mostra que os soft skills desenvolvidos são fundamentais tanto para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho quanto para crescimento profissional e desenvolvimento de carreira.
Soft skills que adquirimos com a maternidade é muito positivo!
Por isso, separamos 5 soft skills que são desenvolvidos durante a maternidade e que são habilidades transferíveis para o ambiente profissional, auxiliando na retomada da carreira:
1. Organização e gestão do tempo
Cuidar de um bebê e equilibrar essa atividade com diversas outras responsabilidades diárias demanda foco e planejamento: não há margem para adiar ou desperdiçar tempo. O desenvolvimento dessa habilidade a partir da maternidade viabiliza o desenvolvimento de habilidades relacionadas, como por exemplo, comunicação eficaz e gestão de equipes.
2. Capacidade de trabalhar sob pressão
Lidar com pressão é uma das competências interpessoais mais valorizadas no mercado de trabalho, uma vez que situações estressantes são comuns. Possuir essa habilidade não implica em ser insensível a desafios, mas sim em saber gerenciar emoções e encontrar soluções eficazes, demonstrando alto grau de inteligência emocional.
3. Resolução de problemas complexos
A maternidade apresenta novos desafios diários que parecem simples, mas que exigem criatividade, bom raciocínio lógico e resposta rápida. Enfrentar e solucionar as diferentes situações que dependem de observação, visão sistêmica e intuição desenvolve a capacidade de resolução de conflitos e problemas complexos. Essa habilidade faz parte do rol de competências profissionais necessárias em qualquer área de atuação profissional.