Organização e gestão do tempo
Cuidar de um bebê e equilibrar essa atividade com diversas outras responsabilidades diárias demanda foco e planejamento: não há margem para adiar ou desperdiçar tempo. O desenvolvimento dessa habilidade pode ser um diferencial no seu processo de retomar a carreira e buscar sua reintegração profissional.
Capacidade de trabalhar sob pressão
Lidar com pressão é uma das competências interpessoais mais valorizadas no mercado de trabalho e nos talentos das organizações, uma vez que situações estressantes são comuns. Possuir essa habilidade não implica em ser insensível a desafios, mas sim em saber gerenciar emoções e encontrar soluções eficazes.
Resolução de problemas complexos
A maternidade apresenta novos desafios diários que parecem simples, mas que exigem criatividade, bom raciocínio lógico e resposta rápida. Enfrentar e solucionar as diferentes situações que dependem de observação, visão sistêmica e intuição desenvolve a capacidade de resolver problemas complexos. Essa capacidade é fundamental no mundo corporativo e pode ser fundamental para alavancar seu desempenho profissional.
Olhar mais apurado aos detalhes
A capacidade de tomar decisões assertivas também está intrinsecamente ligada à habilidade de análise dos profissionais. Ficar atento aos detalhes e identificar problemas antes mesmo que eles se agravem é um grande diferencial para profissionais de qualquer setor.
Resiliência
Lidar com crises, surpresas e transformações não planejadas, mantendo o controle da situação de forma eficaz, é uma realidade cotidiana da maternidade e, de modo semelhante, é uma das qualidades mais esperadas pelo mercado dos profissionais do futuro.