10 passos para escrever uma carta de apresentação de sucesso

Uma carta de apresentação personalizada para cada vaga é essencial nos dias atuais. Dirija-a a uma pessoa específica, destaque suas qualificações relevantes e mantenha o texto conciso, evitando repetir informações do seu currículo.
10 passos para escrever uma carta de apresentação de sucesso

Sumário

Sempre personalize sua carta

Dirija a carta para uma pessoa, pesquise ao máximo quem deve receber sua inscrição ao processo seletivo. 

A carta de apresentação não precisa ter uma redação profissional, mas também não basta copiar e colar a mesma carta para cada oportunidade de trabalho. Ajuste sua apresentação pessoal conforme a oportunidade.

Não busque a originalidade a todo custo

Outra questão central é sobre o quão original sua carta de apresentação pode ser.

Você até pode mencionar seu amor por chocolate, mas isso vai agregar alguma coisa? Opte por uma habilidade que o destaque em relação aos demais candidatos e que possa ser interessante para aquela vaga em específico, lembrando que essa é uma oportunidade de desenvolver seu marketing pessoal.

Não exagere

Menos é mais: procure escrever o essencial. As pessoas ultimamente não tem tempo e precisamos que sua carta seja bem aceita.

Crie significado

Menos é mais: procure escrever o essencial. As pessoas ultimamente não tem tempo e precisamos que sua carta seja bem aceita.

Não repita informações do seu CV

Selecione os pontos mais marcantes e relevantes para desenvolvê-los com mais detalhes, por exemplo, algum ponto seu que pareça menos favorável para a vaga.

E, sempre que possível, tente incluir elementos novos.

Destaque suas habilidades

Concentre-se em suas habilidades técnicas para dar relevo a sua formação e perfil profissional. 

Porém, se a vaga exige algo comportamental (soft skills) como perseverança,  flexibilidade e/ou até senso de humor, dê exemplos de circunstâncias de sua vida privada ou profissional durante as quais você teve que demonstrar essas qualidades.

Mencione sua visão de médio e/ou longo prazo

Você também pode mencionar seus planos de carreira e expectativas para o futuro, mas não “conte” a sua história de vida. Uma frase para falar sobre seus projetos já é o suficiente, assim como uma frase para demonstrar seu interesse na reintegração profissional.

Escolha relevância não completude

Utilize palavras relevantes. Se você gosta de praticar paraquedismo ou cozinhar, não fale sobre isso em sua carta de apresentação, mas explique como seus hobbies também o beneficiam em sua rotina de trabalho.

Cuida da sua imagem corporativa

A pesquisa que você deve ter feito sobre a empresa anteriormente te ajudará a saber qual a cultura organizacional da empresa pretendida.

Se for uma empresa de cultura mais descontraída, você pode ousar ser um pouco mais pessoal. E se estiver se candidatando ao setor criativo, provavelmente precisará evidenciar que tem uma personalidade mais propensa a trabalhar com criatividade.

Seja conciso

A menos que uma contagem mínima de palavras seja especificamente solicitada, aproveite para desenvolver suas habilidades de escrita e não escreva mais de uma página. E não se preocupe se sua carta parecer curta para você. Você tem em média 30 segundos para convencer os recrutadores com sua carta! 

Por fim, releia a carta várias vezes, revisa erros gramaticais e de ortografia agradeça ao leitor pelo seu tempo, assine adequadamente, aguarde o resultado e prepare-se para voltar ao trabalho e dar continuidade ao seu sucesso profissional!

Sua referência em pausa de carreira

Compartilhe:

Receba os melhores assuntos do blog em sua caixa de entrada!